5 Dicas para melhorar seus desenhos de forma fácil e rápida.







(Atenção: Se tiver preguiça de ler o artigo pule direto pro final e leia o resumo.)


“- Olá, quero melhorar meus desenhos rapidamente e facilmente. Poderia me dar dicas?”

Opa! Vamos com calma, como assim fácil e rápido?

Não é tão difícil ouvir isso de desenhista iniciantes, claro já fiz essa pergunta a outros artistas mais experientes, as repostas foram sempre uniformes: Não existe receita para desenvolver uma técnica de desenho de forma fácil e rápida. Livre-se dessa ilusão.

Esse é o grande erro de todos nós aspirante a “magos dos lápis”. Bem aqui vou listar algumas coisas que me ajudaram a evoluir um pouco nos campos de ilustrações e rabisco em geral, claro tem muito mais vou lista apenas 5 nesse artigo:

1º – E mais importante: Nunca, mas nunca, quando digo nunca é nunca mesmo, COMPARE seus desenhos com desenhos de OUTROS artistas!

Do meu ponto de vista, esse tipo de comparação é o que mais dificulta e desanima a evolução de iniciantes do traço. Entenda, ninguém nasce sabendo, levasse anos de pratica, esforço e muita dedicação para tal.

O único a quem você deve superar é a SI mesmo!

Ah! Mas Joãozinho é meu “rival” e quero superá-lo. Ótimo! Sim é ótimo ter alguém como objetivo, nos anima a evoluir, no entanto ficar comparando seus desenhos com os de outros não vai te ajudar, leve em consideração que cada pessoa aprende em velocidades diferentes e claro leve em conta também que sempre existirá alguém que desenhará melhor que você. Foque-se a superar os seus próprios desenhos, ou seu objetivo passará a ser comparar-se a outros e não evoluir.

2º - Persistência! Você é seu maior inimigo!

Ah! Hoje acordei com preguiça, não vou desenhar, vou jogar no PC... E durante a semana inteira é assim.

Sua técnica não vai evoluir magicamente de um dia pra outro se você não treina, eu já passei uns anos sem desenhar, larguei de vez, quando decidi retomar achei que estava muito melhor do que antes, que nada. O que aconteceu é que meus olhos tinham se desabituado aos meus próprios desenhos me levando a ilusão que havia evoluído, ilusão essa desfeita ao comparar a desenhos antigos que estavam com maior qualidade de traço comparado ao atual.

3º - Paciência! Você está desenhando e não em uma corrida de formula 1.

Sem dúvida esse é meu maior defeito, e de muitos também. Velocidade é importante claro, porém é algo que se adquire com pratica ao decorrer dos anos, mesmo assim você não vai ser um The Flash dos desenhos, conforme-se. Isso se aplica também nos estudos dos desenhos, principalmente anatomia, não tente queimar etapas. Treine, assimile os conceitos de outros absolva e crie sua forma de elaborar o processo de criação. Por fim, aproveite bem o desenho, não tenha pressa de vê-lo pronto, aproveite o processo, pense bastante, curta a criação da sua arte o resultado final será muito mais satisfatório. 

4º - Peça para que alguém avalie seus desenhos. Não escolha seus amigos troll nesse caso.

Esse é um passo ao qual se deve tomar um pouco mais de cuidado. Sim cuidado, mostrar desenhos a qualquer um muitas vezes pode ter o efeito contrário ao que você deseja. Não digo para esconder seus desenhos, pelo contrário. Saiba filtrar as críticas, muitos vão te elogiar por educação (principalmente sua mãe), e outros vão te criticar por maldade. Busque se aconselhar com artistas mais experientes, de preferência, as rede sociais estão ai pra isso, mas fique logo sabendo que nem todos vão passar a mão na sua cabeça, e é o esperado, vão te descer o cacete mesmo, mas isso é para que você abra os olhos e evolua não o leve a mal.

Lembro da primeira vez que fizeram uma critica severa aos meus desenhos, tipo esculacharam mesmo (tive dó de mim), na época fiquei puto, mas hoje em dia vi que foi apenas um “ei! abra os olhos e estude mais” vindo daquela pessoa. 

5º - Largue a borracha!

- Mas calma ai! Eu preciso da borracha pra desenhar.

Errado!
Esse item cuja função é auxiliar na correção na elaboração de nossas artes é o maior vilão em questão de congelamento de traços. 

Você dificilmente vai aceitar um esboço livre quando se condicionou a utilizar a borracha. Esse é meu maior vilão e acabou entrando na minha zona de conforto. Decidi então passar um mês desenhando apenas com canetas esferográficas (é pouco eu sei) devo dizer que conseguir eliminar muitos dos meus vícios e evoluir um pouco, é algo que vai evoluindo com o tempo e os benefícios são notados até na hora dos esboços, o traço fica mais suave e um tanto mais definido.

6º - Bônus:

Observe!

Isso mesmo, talvez seja a dica mais importe a se considerar. Observe tudo, abra os olhos para o que geralmente te passa despercebido dê importância aos detalhes, muitas situações se resolverão apenas com o simples ato da observação

Resumo para os preguiçosos que não irão ler todo o artigo:

1º - Não se compare a outros artistas, foque em superar a si mesmo.

2º - Não tenha preguiça, pratique sempre o ato de desenhar, só assim você vai melhorar seus desenhos.

3º - Tenha paciência ao desenhar, a pressa de ver um desenho pronto, ou de evoluir queimando etapas não vai te ajudar a evoluir mais rápido.

4º - Criticas construtivas são sempre bem vindas, use sem moderação.

5º - Largue a borracha, juntos com ela sua zona de conforto e explore novas vertentes de desenhos, não tem como evoluir se estiver condicionado a “sua área segura”.

6º - Bônus: Observe!


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário